terça-feira, 31 de março de 2009

Salto para o futuro - Programa exibido em 25/05/2004

Tem do programa: Juventude, trabalho e educação

Principal ponto discutido: Primeiro emprego
- Dificuldade: falta de experiência
- Problema: falta de oportunaidade
- Opção: inegração ensino médio x ensino profissionalizante

Opniões de pessoas com conhecimento do tema discutido

1) Gaudêncio Frigotto ( Prof° UERJ)
*Relação jovem, educação e trabalho
- Baixa expectativa de emprego;
- Grande desafio: nãodestruir as raízes culturais do jovem, para que, os jovens raízes possam fecundar boas idéias para um futuro melhor;
- Debate: porque empregar jovens se há um grande número de adultos desempregados?
- Debate: Os pobres são pobres porque tem pouca educação ou tem pouca educação porque são pobres? resposta: segunda indagação;
- Ensino profissionalizante é um adestramento.

2) Bruno Dorigatti (Jornalista)
*Relação jovem, educação e trabalho
- Migração do trabalho formal para o trabalho sem vínculos empregatícios e direitos;
- Políticas públicas pragmáticas e assistencialistas, falta de políticas públicas estruturais;
- Buscar disciplinas que tragam a realidade para dentro da sala de aula;
- ensino profissionalizante não abre janelas para o mercado de trabalho, forma "apertadores de parafusos".

3) Maria Clara corrochano ( Ação educativa / SP)
*Relação jovem, educação e trabalho
- Jovens trabalham por precisão;
- Alguns trabalham para continuar os estudos , para poder pagar uma faculdade, por exemplo;
- Ensino médio precisa ser resignificado, ele é utilizado como uma ponte entre o ensino fundamental e o superior;
- Professores precisam formentar debates entre as culturas e as diversas formas de trabalho para inserir os jovens nessa sociedade tão dinâmica.

EXEMPLO CITADO NO PROGRAMA
Quilombo São José da Serra
- Jovens possuem uma grnde dificuldade no acesso a educação;
- Jovens veem a educação como libertação para um futuro melhor;
- Para esses jovens, a conclusão do ensino médio é como a formação em um curso superior.

sábado, 28 de março de 2009

Reflexão sobre os seis primeiros textos

O banco Mundial(BM) foi criado em 1944, inicialmente com o intuito de de auxiliar a reconstrução das economias dos países afetados pela devastação causada pela Segunda Guerra Mundial e de credor para empresas do setor privado.Mas com o início da Guerra Fria, houve uma reorientação das políticas do Banco para uma incorporação dos países de Terceiro Mundo para o grupo dos países capitalistas.
Essa incorporação se deu através de empréstimos, que iriam servir para eradicar a pobresa dos países assistidos por estes. No início esses empréstimos foram aplicados, em sua maioria, nas políticas de industrialização dos países do Terceiro Mundo, visando eradicar a pobresa nesses países.Com o passar do tempo, percebeu-se que esse objetivo não vinha sendo alcançado, passando-se então os investimentos a outros setores como a agricultura e setores sociais.
Passado um certo período, o Banco Mundial passou a perceber que o principal problema desses países em desnvolvimento é a educação, e apartir dessa percepção passou a investir, mesmo que de forma erronea, em educação.
Os investimentois em educação do Banco Mundial estão focados na Educação Básica e contém uma série de parâmetros bem polêmicos. Entre esse fatores está o fato de economistas estarem a frente da elaboração de projetos educacionais, o que causa uma série de discurssões sobre o que o Banco sugere para a educação.
No Brasil, houve desde a criação do Banco Mundial um grande volume de emprétimos que se diversificaram em diversos setores. O que levou nosso país a ser um dos maiores devedores do Banco.
No início, o Banco não priorizou os investimentos em educação, assim como fez em todo o mundo. Mas não diferente do que fez com todos os outros países, passou a investir em educação depois de um certo período. Esse investimento também foi feito apenas na Educação Básica,m vista pelo Banco como principal meio de diminuiur a pobreza num país em desenvolvimento.
Enfim, é revoltante vem a atual situação da Educação no Brasil.É triste vem esse pilar de sutentação da sociedade ser engolido de forma devastadora por uma crise econômica que assola todos os países do globo.

Reflexão da aula do dia 16/03/2009

Nessa aula, aprendemos a construir Mapas Conceituais, através da utilização do programa Cmap Tools, com o tema:"Educação e Pedagogia na Colônia e no Império"!!!