sábado, 25 de abril de 2009

O Ensino Superior no Brasil

Reflexão sobre o texto 14

O Ensino Superior no Brasil, quando comparado a países da europa e alguns países da América Latina, tem sua origem tardia. Iniciou-se apenas com a chegada da Familía Real ao Brasil, mas os cursos que foram criados nesse período atendiam apenas a uma pequena parcela da população, somente atendia aos filhos de pessoas que faziam parte da corte.
Sua publicidade e desenvolvimento aconteceu a pouquíssimo tempo, a penas no governo dos dois últimos presidentes, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, Mas seu apogheu está se dando no governo do último citado, que criou diversos programas que possibilataram a inserção das camadas mais pobres da sociedade nas universidades. Isso se deu com a criação de projetos como o Prouni, o Enem. Também criou formas de avaliar as intituições, os cursos e o níveis dos estudantes. Este último item se intitula Enad- Exame Nacional de Desempemho dos Estudantes.

A Educação Rural como processo civilizador

Reflexão sobre o texto 13

A educação rural sempre foi desvalorizada, sempre o principal foco da educação foram as elites urbanas, e isso se acentuou mais ainda com a passagem da dinâmica acumuladora de capital do setor agrário para o setor industrial.
Esse sistema de ensinop teve um pouco mais de amparo quando começou a observar que estava a acontecer um forte êxodo rural, então percebeu-se que teria de se criar uma forma de colaborar com a fixação das poulações em seu ambiente original.
Essa é até uma forma positiva, mas deixa de ser quando o estado se omite e as responsabilidades são transferidas ao professor, que deveria lutar por melhorias no seu local de trabalho sozinho.
O professor é tido como guia da comunidade, pois ele é o responsável por desenvolver o caminho que irar ser aplicado à comunidade.
Enfim, a educação rural é tida como esquecida em nosso país, e precisa ser resignificada para permnitir um maior grau de desenvolvimento pra nossa sociedade em geral.

sábado, 18 de abril de 2009

Uma história da alfabetização de adultos no Brasil

Reflexão sobre o texto 12

Esse texto fala de um problema que sempre foi evidente no Brasil, a grande quantidade de pessoas analfabetas. A tentativa de sanar esse grave problema sem deu desde a o período de colônia, com a catequisação dos indígenas pelos jesuítas, e também escravos foram alfabetizados pelos jesuítas, só não há registros da alfabetização de mulheres dessa época, exceto as filhas de pessoas da corte portuguesa. Com a chegada da família real no Brasil, Marquês de pombal foi nomeado ministro da educação e implatou uma reforma que dava ênfase, principalmente, no ensino secundário. O período imperial foi marcado pela preocupação com a instityuciuonalização da escola no Brasil. Essa preocupação tinha como objetivo "civilizar" as camadas consideradas perigosas da sociedade.Com a Lei Saraiva, de 1881, a necessidade da alfabetização se tornou maior, pois essa lei restringia o voto aos analfabetos. O período repulblicano foi marcado por intensas mobilizações em torno da alfatização de adultos, foram criados diversos programas que atendiam esse problema. Mais , apesar de todas esses enfoques dados desde a coplonização, atualmente, ainda é muito alto o números de paessoas analfatas em nosso país, os governos precisam criar novas políticas que atendam as camadas mais pobres da socieade, só dessa forma se conseguirá diminuir o índica de analfabetismo no Brasil!!!!!!!

A educação e o mundo do trabalho: da sociedade induntrial a pós-industrial

Reflexão sobre o texto 11

Esse texto fala da invasão das máquinas em nossa sociedade, o que causou um grande aumento no números de pessoas desempregadas. Além disso, essa forte revolução fez com que , cada vez mais, os trabalhadores se qualificassem para conseguir concorrer a um posto de trabalho. Essa mudança traz a necessidade do porque do funcionamento das máquinas e não só o operário saber utilizá-la. Isso possui seus lados positivos e negativos, positivos quando permitem ao homem, sem muitos esforços e com pouco gastos, aumentar seu potencial de produtividade e negativos quando diminui deixa fora do mundo trabalho uma infima quantidade de pessoas que não possuem condições nem oportunidade de se qualificarem pro mundo do trabalho. Essas tranformações levaram a um grande aumento da concentração das riquezas nas mãos de poucos privilegiados que comandam toda a economia global.

O Ensino Médio ao longo do século XX: um projeto inacabado

Reflexão sobre o texto 10

O texto fala da problemática que rodeou o Ensino Médio durante todo o século XX. Fala do constante conflito do ensino médio com o ensino profissionalizante, que hora estavam juntos e em outros momentos se davam de forma separada. Nesse contexto, várias leis são de suma importância para o desenvolvimento do ensino no Brasil, desde a Reforma de Francisco Campos até a o novo projeto da LDB( Lei de Diretrizes e Bases), Lei n° 9.394/96.

sábado, 11 de abril de 2009

A Educação Infantil no Século XX

Reflexão sobre o texto 9

É indiscutível que a educação é a base para um país se desenvolver.
Quando se fala em educação infantil, o Brasil deixa muito a desejar, pois, essa sendo a base de toda vida escolar, ainda é pouco desenvolvida em pleno século XXI!!!
Apesar do ensino infantil ter recebido tantos investimentos desde os início dos empréstimos com o Banco Mundial, ainda é um sistema muito falho, acho que devido as administrações fraldulentas de políticos incorruptos.
Como a educação infantil é base da educação, precisa-se fazer grandes investimentos nesse setor, pois esse é base para desenvolver-se um país e uma educação de qualidade.

sábado, 4 de abril de 2009

A educação no Brasil

Reflexões sobre os textos 7 e 8!!!

Desde a chegada dos portugueses ao Brasil que a educação é um tema que gera muitas discurssões. No início, com a educação jesuítica, que tinha por objetivo apenas a catequização dos nativos. Depois, com a chegada da família real ao nosso país, na administração de Pombal, ocorre a expulsão dos Jesuítas, que eram os únicos professores do período. Com isso, cria-se um sistema de educação voltado para os filhos dos burgueses e filhos de pessoas da corte. Então, vemos que o problema da educação brasileira não é algo que surgiu agora, já vem desde o século XV.
Essa discurssão escola pública x escola privada é um tema de um alto grau de complexidade, pois, as duas formas, se bem aplicadas, seriam muito boas para o dewsenvolvimento de uma sociedade mais justa.
No início do século XIX a igreja, ordens religiosas e proprietários leigos estavam a frente da escola particular e o estado da pública. Enquanto a igreja estava a frente da escola privada as discurssões principais giravam em torno da laicidade do ensino público, em 1930, e do destino das verbas públicas, em 1950.
Quando o empresariado tomou de conta da escola privada os rumores da discurssões mudaram de direção, pois estes eram regidos pelo lucro, que ia ao confontro de alguns valores políticos e sociais, que é o fato da educação não servir para fins lucrativos.
Essa discurssão se abrandou com a criação da LDB( Lei de Diretrizes e Bases da Educação), Lei n° 4.021/61, pois essa lei criou algumas regras que tocavam esse ponto discutido. Esses pontos ficaram ainda mais claros com a solução contemplada pela Constituiução de 1988.
No período republicano, não se pode falar em educação sem falar nos manifestos. Esses foram os principais regentes das lutas ocorridas nesse período.O principal deles foi o Manifesto dos Pioneiros, que pretendia reconstruir o sistema educacional no país. Esse manifesto é tido como "divoisor de águas" no campo da educação no âmbito das políticas públicas.
De fato, podemos concluir que a educação brasileira, desde os seus primordios, é desnvoplvida de forma precária. Isso é lamentável, pois sabemos que a educação é base de qualquer sociedade!!!!!