terça-feira, 31 de março de 2009

Salto para o futuro - Programa exibido em 25/05/2004

Tem do programa: Juventude, trabalho e educação

Principal ponto discutido: Primeiro emprego
- Dificuldade: falta de experiência
- Problema: falta de oportunaidade
- Opção: inegração ensino médio x ensino profissionalizante

Opniões de pessoas com conhecimento do tema discutido

1) Gaudêncio Frigotto ( Prof° UERJ)
*Relação jovem, educação e trabalho
- Baixa expectativa de emprego;
- Grande desafio: nãodestruir as raízes culturais do jovem, para que, os jovens raízes possam fecundar boas idéias para um futuro melhor;
- Debate: porque empregar jovens se há um grande número de adultos desempregados?
- Debate: Os pobres são pobres porque tem pouca educação ou tem pouca educação porque são pobres? resposta: segunda indagação;
- Ensino profissionalizante é um adestramento.

2) Bruno Dorigatti (Jornalista)
*Relação jovem, educação e trabalho
- Migração do trabalho formal para o trabalho sem vínculos empregatícios e direitos;
- Políticas públicas pragmáticas e assistencialistas, falta de políticas públicas estruturais;
- Buscar disciplinas que tragam a realidade para dentro da sala de aula;
- ensino profissionalizante não abre janelas para o mercado de trabalho, forma "apertadores de parafusos".

3) Maria Clara corrochano ( Ação educativa / SP)
*Relação jovem, educação e trabalho
- Jovens trabalham por precisão;
- Alguns trabalham para continuar os estudos , para poder pagar uma faculdade, por exemplo;
- Ensino médio precisa ser resignificado, ele é utilizado como uma ponte entre o ensino fundamental e o superior;
- Professores precisam formentar debates entre as culturas e as diversas formas de trabalho para inserir os jovens nessa sociedade tão dinâmica.

EXEMPLO CITADO NO PROGRAMA
Quilombo São José da Serra
- Jovens possuem uma grnde dificuldade no acesso a educação;
- Jovens veem a educação como libertação para um futuro melhor;
- Para esses jovens, a conclusão do ensino médio é como a formação em um curso superior.

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