sábado, 2 de maio de 2009

a Profissionalização Docente no Brasil: sindicalização e movimentos

Reflexão sobre o texto 15

A profissionalização, segundo Antônio Nóvoa, se divide em quatro etapas: A docência, a "licença para ensinar", à criação de instituiçõespara a formação de profissionais e ,por fim, as associações profissionais.
Ao se falar em sindicalização e movimentos, na história do sistema de ensino brasileiro, é importante considerar a "heterogeneidade da categoria" no Brasil e as lutas por melhorias salariais e estruturais das escolas.
A primeira iniciativa no sentido de organização dos professores se deu em 1902 e se chamou Associação Beneficente do Professorado Público de São Paulo, que funcionou até 1918. Mais tarde, em 1930, transformou-se em CCP( Centro de Professorado Paulista), que fopi durante um período significativo a principal associação docente do estado.
Muitas lutas estão presentes na história dos professores no Brasil, dentre elas destacamos as greves pioneiras que são: 1956 - Rio de Janeiro: o magistério particular contra a "indústria do ensino"; 1963 - São Paulo: as professoras primárias na luta por melhores salários e 1978/1979 - São Paulo: a emergência dos "trabalhadores do ensino". Lutas essas que possuem suas particularidades.

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